Anotações sem autoria sobre a construção de um edifício que serviria de modelo de escola de instituição primária e sobre habilitação de bacharel.
Correspondência
321 Descrição arquivística resultados para Correspondência
Bilhetes e carta a Filipe Franco de Sa, sobre política.
Carta a a Irineu Jose da Silva Santos
Carta a Antônia de Almeida Areas.
Carta a Antonio Vilela do Amaral sobre plantas indigenas e exóticas.
Carta a Areas
Carta a Areas
Carta a Arêas
Carta a Arêas
Carta a Areas.
Carta a Arêas
Carta a Arêas
Carta a Arêas.
Carta a Arêas.
Carta a Areas.
Carta a Arêas
Carta a Arêas
Carta a Arêas
Carta a Arêas
Carta a Arêas.
Carta a Areas.
Carta a Arêas.
Carta a Areas.
Carta a Arêas
Carta a Areas (em frances).
Carta a Areas (em frances).
Carta a Areas (em francês).
Carta a Areas (em frances).
Carta a Arêas (em frances). Com brasão de armas de Ourém.
Carta a Areas recomendando seu filho.
Carta a Arêas sobre a Estrada de Ferro Pernambucano.
Carta à Baronesa de Ourém.
Carta à Baronesa de Ourém.
Carta a Dom Macedo Costa
Carta a Filipe Franco de Sá
Carta a Filipe Franco de Sá.
Carta a Filipe Franco de Sá sobre a derrota de Augusto Olimpio Gomes de Castro, do Partido Conservador.
Carta a Filipe Franco de Sá, sobre a questão dos conventos.
Carta a Filipe Franco de Sá, sobre publicação e despesas do periódico Coalisão.
Carta a José Bonifácio comunicando o estado político europeu.
Carta a José Bonifácio pedindo a mão de sua filha.
Carta a José Bonifácio sobre o valor do bronze e considerações sobre uma nova moeda de bronze. (rascunho).
Carta a Manuela Luís Osório Mascarenhas.
Carta a Ourém
Carta a Ourém.
Carta a Ourém
Carta a Ourém.
Carta a Ourém.
Carta a Ourém.
Carta a Ourém (em frances).
Carta a Raimundo da Costa Ferreira.
Carta a seu filho Tomás sobre assuntos políticos.
Carta a seu neto José Carlos de Almeida Areas Junior remetendo a Parodie de la Marseillaise avec la musique.
Carta a seu sobrinho Filipe Franco de Sa.
Carta ao Dr. Filipe Franco de Sá.
Carta ao Dr. Paulino Nogueira Borges da Fonseca, enviando notas para a sua biografia.
Carta ao Sr.Joaquim José Codina determinando tarefas da sua missão filosofica.
Carta ao Ten. Cel. José Caetano Vaz Júnior, sobre eleiçoes.
Carta ao Ten. Joaquim Ibrahim Fernandes, sobre as próximas eleições.
Carta (c/cópia fotográfica) enviando a Carta Geografica de Projeção Esférica do Estado do Brasil.
Carta (c/fotocópia) sobre a maneira como tem tratado as caneleiras.
Carta colocando-se à disposição dos Condes d'Eu.
Carta confidencial de Paulino [José Soares de Sousa] a Rodrigo de Sousa da Silva Pontes sobre correspondência que Andrés Lamas teria enviado e que responderia a elas verbalmente; carta de Lamas a Paulino [ José Soares de Sousa] dizendo que [Manoel] Herrera [y Obes] teria boas notícias vindas de Urquiza. (Cópia posterior, Espanhol).
Carta confidencial de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes a V. A. Devoise, Encarregado de Negócios da França, protestando contra a interferência do governo Francês no conflito da República Oriental do Uruguai
Carta confidencial de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes sem destinatário sobre a desistência das tropas francesas e inglesas de protegerem a retirada de [Manuel Ceferino] Oribe [y Viana] e das tropas argentinas e participando que esta intenção era vinculada a um medo de que as tropas de Entre Rios buscassem vingança matando os prisioneiros
Carta confidencial de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes sem destinatário sobre a indecisão política de Urquiza e o medo da província de Entre Rios de romper com [Juan Manoel de] Rosas e consequentemente o término da Confederação Argentina
Carta (cópia fotográfica) ao Presidente do Maranhão. Antonio Pedro da Costa Ferreira (Barão de Pindare).
Carta de Andrés Lamas a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], devolvendo as notas de Mr. Hudson que estavam em seu poder.
Carta de Andrés Lamas ao Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa], comunicando que iria à sua casa e o agradeceria pessoalmente por motivo não especificado.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] comunicando que as notícias de Montevidéu o obrigaram a pedir uma conferência urgente.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] enviando uma planilha com informações sobre o vencimento de letras.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre a devolução de uma minuta que havia recebido e que deveria ser analisada para uma possível correção.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre a dívida que o Uruguai possuía para com o Brasil e o prazo para o seu pagamento.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre a soma de valores enviados pela França
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre alguns vencimentos e plenos poderes que pleiteava.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre as negociações que ocorreram na Corte, pois acreditava que [Justo José] Urquiza pudesse por a perder o trabalho e que deveriam rechaçar Thomas Guido, pois obedecia a [Justo José] Urquiza e não ao governo de Buenos Aires; tratando das relações entre Brasil, Uruguai e Argentina.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre o auxílio a Montevidéu.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre o envio ao Rio Grande do Sul dos coronéis Manoel Freire e Brígido Silveira.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre o memorando que trata das ideias surgidas das conversas realizadas, entre ambos, sobre as relações entre o Brasil e o Uruguai, além de outros países da região do Rio da Prata, bem como sobre a interferência da Inglaterra e da França no conflito
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre resposta da carta enviada pelo destinatário, referente ao apoio à política imperial brasileira para a realização de uma aliança com o Uruguai, descrevendo o posicionamento dos partidos uruguaios, Blanco e Colorado.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre sua partida para Petrópolis e alguns assuntos relacionados ao Uruguai não especificados e minutas de correspondência a Andrés Lamas.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre sua preocupação com a emigração oriental para o Rio Grande do Sul
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre um artigo publicado no “Mercantil” que colocava em dúvida as intenções do Brasil e que acabou por constranger o governo uruguaio, pois tal fato também ocorria no Brasil. Informa que sofria contestações constantes e que não acreditava que o governo brasileiro faltaria com a sua parte com o Uruguai, embora tivesse assinado um acordo com o Paraguai e questionando como deveria agir; informando ainda sobre o envio dos artigos de um tratado celebrado entre o Brasil e o Uruguai.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre um empréstimo, afirmando que sua posição havia mudado completamente em relação a Paulino em virtude de seu comportamento e agradecendo a bondade de Paulino em relação a ele.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] solicitando que o segundo declare que a prisão de Fructuoso Rivera é um ato do governo imperial, ainda que praticado com acordo do governo Oriental.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], agradecendo a contestação feita no negócio do General Fructuoso Rivera; fala de uma nota relativa do dinheiro de propriedade do senhor Irineu Evangelista de Sousa.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], apresentando proposta de empréstimo que lhe havia sido feita por Irineu [Evangelista de Sousa].
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], comunicando partida de vapor peruano Ucayale para Montevidéu portando correspondência.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], comunicando que desejava vê-lo antes de sua partida para a Europa
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], comunicando que iria visitá-lo.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], comunicando que [Manoel] Herrera [y Obes] o avisou sobre os 5 tratados, que concluiu na Corte, mereceram aprovação do governo uruguaio e seriam devidamente ratificados.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], comunicando que os tratados entre Brasil e Uruguai chegariam pelo vapor.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], comunicando que por motivos de saúde, partiria para Petrópolis com sua família, mas que gostaria de conversar antes de partir.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], comunicando que representantes do governo uruguaio iriam à Europa negociar o empréstimo sob a garantia do Brasil.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], dizendo que Fructuoso Rivera, General, havia ido vê-lo sobre os tratados entre Brasil e Uruguai.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], enviando alguns apontamentos dos quais havia sido encarregado e se desculpando por serem em rascunho.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], enviando as originais de notas que recebem do governo uruguaio, que estão em anexo e que versam sobre os tratados que possam auxiliar o Uruguai.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], enviando parágrafos da carta de Manoel Herrera y Obes que tratavam da ligação entre o Brasil e o Uruguai.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], enviando uma cópia que havia sido solicitada e informando que tencionava enviar uma carta sobre os negócios do Paraguai, mas que talvez fosse melhor enviá-la a Solano Lopes.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], falando que as ordens oficiais não autorizavam o regresso de general, não nomeado, e que não poderia intervir na decisão que tomasse sobre as pretensões do mesmo.