A CRISE DE FEVEREIRO DE 1868 EM CARTAS DE D.PEDRO II. Artigo do Jornal do Comércio (com o recorte do artigo).
Sem título
46 Descrição arquivística resultados para Sem título
ALGUNS ASPECTOS DA VIDA ECONÔMICA E POLÍTICA DO BRASIL NA PRIMEIRA DÉCADA DO SÉCULO XVIII. Artigo para o jornal Dom Casmurro.
Anotações biográficas sobre o coronel Antônio Barbosa da Silva.
Anotações do Visconde do Uruguai sobre o 6° capítulo de uma crônica de Bento da Fonseca, padre, tratando da descrição das terras do Cabo do Norte, e da verdadeira divisão dos domínios de Portugal e França e intitulado “Maranhão conquista a Jesus Cristo e à Coroa de Portugal” pelos religiosos da Companhia de Jesus”, de 1757
Carta (cópia) ao Consº José Maria da Silva Paranhos e, identicamente aos outros Conselheiros de Estado, insistindo no seu pedido de participar daa Guerra do Paraguai.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre a soma de valores enviados pela França
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], enviando alguns apontamentos dos quais havia sido encarregado e se desculpando por serem em rascunho.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], enviando uma cópia que havia sido solicitada e informando que tencionava enviar uma carta sobre os negócios do Paraguai, mas que talvez fosse melhor enviá-la a Solano Lopes.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], referente à discussão do negócio da Fazenda e informando que logo que este se restabelecesse poderiam se encontrar para formular o projeto do contrato.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], referente a questionamento sobre recebimento de subsídio.
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], solicitando uma conferência para falar sobre o problema que representava a emissão do passaporte de D. Pedro Abreu Oro, além de outros assuntos tratados em correspondências anteriores
Carta de Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa, [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], tratando de assuntos políticos referentes a Montevidéu e remetendo cópia de uma carta do General Riviera que afirma ser de grande importância, referente à união dos orientais em favor do Uruguai e dos problemas internos surgidos entre os ministros que dificultariam esta união; tratando sobre a retirada dos uruguaios que se encontravam no Rio Grande do Sul.
Carta de Joaquim José Rodrigues Torres a Paulino José Soares de Sousa solicitando-lhe que enviasse ao Tesouro o aviso das despesas feitas pelo Ministério da Guerra
Carta de Lourenço José. Ribeiro, diretor do curso de Direito, em Olinda, a José Clemente Pereira [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império] recomendando que Paulino José Soares de Sousa [Visconde de Uruguai] terminasse o curso de direito no Brasil, já que não podia terminar na Universidade de Coimbra.
Carta de Pedro de Alcântara Belegarde a Augusto Leverger, informando que o governo do Paraguai estava disposto a estabelecer um limite com o Brasil e apresentando uma proposta que, se aceita, seria a linha divisória entre os dois países.
Carta, comentando o convite feito a Osvaldo Cruz para chefiar a Comissão Brasileira na grande Exposição Internacional de Higiene e Indústria e reinvindicando um cargo nesta exposição. Papel timbrado dr. A. Florence.
Cartas de Eusébio de Queirós Coutinho Matoso Câmara [Juiz de Direito e Chefe de Polícia] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado da Justiça] sobre o que fizera um sujeito não especificado; intervenção no conflito contra [Juan Manoel de] Rosas; tratado com Fortunado Le Pedron.
Cartas de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes a Paulino José Soares de Sousa, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, acusando o envio de impressos; envio de extrato de carta do correspondente em Buenos Aires informando sobre a nomeação de [Juan Manoel de] Rosas para o posto de Chefe Supremo da Confederação Argentina, encarregado especialmente da gestão das relações exteriores, o que modificava a posição de [Justo José] Urquiza frente aos demais governadores; participando a necessidade de paciência para com o governo da República Oriental do Uruguai em relação ao Império do Brasil; dando notícias da irritação de [Juan Manoel de] Rosas para com [Justo José] Urquiza; acusando recebimento de notícias sobre o envio de oficiais ao Rio Grande do Sul e informando as dificuldades na assinatura de tratado com a França; informando sobre as relações entre [Justo José] Urquiza e [Juan Manoel de] Rosas e sobre a atuação dos ingleses na região.
Cartas de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes a Paulino José Soares de Sousa, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, acusando o envio de informações sobre a arrecadação e distribuição de rendas na República Oriental do Uruguai.
Diploma de [Paulino José Soares de Sousa] sobre veneração da custódia da Sagrada Relíquia. (Sacrarum Reliquiarum). (Latim).
Diploma de Paulino José Soares de Sousa, assinado por José Arouche de Toledo Rendon, diretor da Academia de Ciências Sociais e Jurídicas da cidade de São Paulo, concedendo-lhe o titulo de bacharel em Ciências Sociais e Jurídicas.
Informações biográficas e genealógicas sobre o marquês de Erval, Manuel Luís Osório e o barão de Jarau, Joaquim José de Assunção (artigos General Osório - revista Ouro Verde - setembro de 1939; Osório, pelo capitão de fragata Carlos Pena Botto - Jornal do Comércio - 4/10/1942; Uma carta de brasão de armas imperial: a do marquês do Erval concedida ao general Osório - Cultura Política - abril de 1943; O legendário, por Hormino Lira (s.d.).
Informações biográficas e genealógicas sobre o visconde de Mauá, Irineu Evangelista de Sousa (artigos Glorificação de um pioneiro, de V. Correia Filho - Jornal do Comércio - 12/11/1939.
Informações biográficas referentes ao visconde de Santa Teresa, Polidoro da Fonseca Quintanilha Jordão. (artigo General Polidoro, de Teótimo Ribeiro - Revista do Clube Militar - junho de 1940).
Informações biográficas sobre o barão de Drummond, João Batista Viana Drummond, o conde de Figueiredo, Francisco de Figueiredo e o visconde Ferreira de Almeida, Luís Augusto Ferreira de Almeida (artigos O Cinqüentenário da Instituição Asilo São Luís para a Velhice Desamparada, de Lima Hirsh - Diário de Notícias - 25/8/1940 e Espiou pelo buraco da fechadura(...) - A Noite - 14/02/1941).
Informações biográficas sobre o barão de Homem de Melo (artigo vultos da Geografia do Brasil - Revista brasileira de Geografia - outubro de 1939).
Informações biográficas sobre o visconde de Lamare, Joaquim Raimundo de Lamare (artigo Recordando..., de Max Fleiuss - Jornal do Comércio - 8/10/1940).
Informações biográficas sobre os barões do Rio Doce, Antônio José Gonçalves Fontes e do Rio Verde, João Antônio de Lemos (artigo de Roberto Macedo - Correio da Manhã - 13/03/1940).
Informações sobre titulares vassourenses em recorte de jornal quando da inauguração da herma com o busto de Eufrásia Teixeira Leite: barão do Tinguá, barão de Vassouras, visconde de Araxá, barão de Cananéia e barão do Amparo. (Recorte de jornal não identificado - 13/07/1941).
Lei nº796, de 12/12/1951 autorizando o contrato de historiador para prosseguimento da obra Efemérides Mineiras (recorte de jornal). ANEXO: Contém anotação de pessoa não identificada dirigida a Hélio Viana, perguntando se o assunto é de seu interesse.
Memória de Manoel Alves Branco sobre o Rio da Prata contendo informações sobre as relações do Brasil com o Rio da Prata.
Memória oferecida ao senhor José Antônio Saraiva pela comissão do Partido Colorado, sobre os sucessos políticos ocorridos no Estado Oriental [Uruguai] desde 08 de outubro de 1851
Ofício confidencial de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes sem destinatário acusando o envio de informações passadas por Manoel Herrera Y Obes sobre troca de correspondência entre ele e Fortunado Le Pedron, Almirante e o governo da República Oriental do Uruguai sobre o rompimento do armistício e informando as dificuldades em fazer valer a vontade do governo do Império do Brasil
Ofício de Miguel Calmon du Pin e Almeida, Ministro dos Negócios Estrangeiros ao Marquês de Santo Amaro, [José Egídio Álvares de Almeida], Conselheiro de Estado, sobre as atitudes dos Soberanos Preponderantes da Europa, que após estabelecerem a monarquia na Grécia interessavam-se em pacificar a América Espanhola, principalmente após a derrota militar espanhola em Tampico contra o México; informa que o Imperador D. Pedro I pedia prudência em seus conselhos aos soberanos europeus, tendo em vista sua situação como embaixador americano; participando que, segundo o Imperador, o melhor meio de pacificar os estados da América Espanhola era instituir monarquias constitucionais ou representativas em cada estado, porque após vinte anos de revolução não considerava possível que a nova geração se adaptasse ao governo absoluto; sobre a divisão dos estados independentes da América: México, Colômbia, Peru, Chile, Bolívia e as províncias Argentinas; sobre a disposição dos povos destes estados frente à monarquia; informa que o novo estado Oriental [Uruguai] deveria tornar-se um grão-ducado ou principado e não parte da monarquia Argentina; indicando que a família de Bourbon era a mais cotada para assumir os tronos destas novas monarquias, devendo se providenciar o casamento ou esponsais entre os príncipes e as princesas do Brasil; informa que o Imperador usaria de todos os meios disponíveis para pacificar os estados sob a forma de monarquias representativas
Parecer [minuta] dirigido por Manoel Felizardo de Sousa e Melo [Ministro da Guerra] sobre a luta no Rio da Prata, informando que no Rio Grande do Sul não havia forças suficientes para resistir aos exércitos de [Juan Manoel de Rosas] e a prova disto seria uma proposta para o engajamento de dez mil praças estrangeiros; afirmando que havia alertado sobre uma possível guerra com a Argentina e que considerava isto uma calamidade para o Brasil; pedindo que a questão do Rio da Prata fosse analisada com maior cuidado em nome da segurança do Império.
PROCURACÃO (certidão) de D.Pedro I e Da. Amélia para Samuel Filipe e Cia. 1862
Recorte de jornal com as ruínas do palácio da marquesa de Santos, Domitila de Castro Canto e Melo, com a citação das famílias predominantes na área de Nova Iguaçu, além da marquesa de Santos: marquês de Bonfim, José Francisco de Mesquita, visconde de Barbacena, Felisberto Caldeira Brandão Pontes, 2º visconde de Santo Amaro, José Carlos de Almeida, conde Iguaçu, Pedro Caldeira Brant (artigo Baixada e Montes Fluminenses: cidade de Nova Iguaçu, de Magalhães Correia - Correio da Manhã - 14 e 21/04/1940).
Recorte de jornal comunicando a morte e a missa do 7º dia do doutor Vitorino Chermond de Miranda, neto dos barões de São Borja (Jornal do Comércio - 14/11/1939).
Recortes de jornais sobre o barão da Taquara, Francisco Pinto da Fonseca Teles: centenário de nascimento, comunicação de missa de falecimento e ilustração onde se vê a baronesa da Taquara. (Jornal do Comércio 29/10/1939 e 31/08/1940).
Recortes sobre: 1) Lançamento da obra de Duarte Leite-História dos descobrimentos; 2) Laudo Natel toma posse na assembléia às 11 horas de hoje - desapareceu o governador [Ademar de Barros (DA5.5.28)]; 3) Ligação Brasil - Peru; 4) Ligação rodoviária direta Petrópolis-Vassouras; 5) Livro de Trotsky abordando o regime soviético; 6) Livros novos (resenhas de diversos autores); 7) Livros relativos Á história da América; 8) Luís da Câmara Cascudo ; 9) Luís Viana.
Referências ao 1º barão de Abadia, Gregório Francisco de Miranda e ao barão de Quissamã, José Caetano Carneiro da Silva (artigo Barões e senhores de engenho de minha terra, de José Cândido de Carvalho - Notas sobre o livro Ciclo das Gerações de Cardoso, de Cardoso de Miranda - Mensagem - 15/02/1940).
Referências ao conde de Porto Alegre, Manuel Marques de Sousa.
Referências biográficas ao visconde de Carandaí, Belisário Augusto de Oliveira Pena (noticiários de O Globo de 8/11/1939 e de jornal não identificado de 9/11/1939, sobre a morte de seu filho de mesmo nome, Belisário Augusto de Oliveira Pena).
Representação acerca de se lhes ser restituída a faculdade de elegerem as pessoas para os ofícios de juiz da vintena, alcaide, porteiro, partidores e avaliadores daquele conselho.