. Carta de Cândido José de Araújo Viana, [Ministro do Império], a Paulino José Soares de Sousa, [Ministro da Justiça], informando que o Imperador D. Pedro II iria ao teatro e que seria bom que ambos o acompanhassem, como também que a polícia fizesse algo com relação a restauração de Sorocaba.
. Ofícios do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa], Ministro Plenipotenciário na França, enviados ao Visconde de Abaeté [Antônio Paulino Limpo de Abreu], Ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, tratando de assuntos tais como a sua nomeação como Plenipotenciário; envio do seu ordenado; cartas de plenos poderes para a realização das conversas visando o estabelecimento da fronteira entre o Brasil e a Guiana Francesa; recebimento das instruções para a negociação; pedido para que alguns funcionários da legação Imperial ficassem à sua disposição; sua apresentação ao rei D. Pedro V de Portugal e convite para jantar com o mesmo; chegada à Londres onde pretendia examinar os manuscritos portugueses existentes no Museu Britânico; entrega de suas credenciais a Napoleão III [Luís Napoleão Bonaparte], Imperador da França; ausência de nomeação de algum Plenipotenciário francês para negociar com ele; sua visita à Biblioteca de Évora; nomeação do Conde de Walewski [Alexandre Walewski] como Plenipotenciário para negociar com ele. Ofícios enviados ao Visconde do Rio Branco [José Maria da Silva Paranhos] sobre a nomeação de Walewski [Alexandre Walewski] como Plenipotenciário, recebimento de circular que tratava das negociações com o Paraguai; cópia do protocolo da conferência de 30 de agosto de 1854; remessa de cópia que havia solicitado à Biblioteca de Évora, intitulada “Maranhão Conquistado a Jesus Cristo e à Coroa de Portugal pelos religiosos da Companhia de Jesus”; acusando o recebimento do despacho referente a epidemia que assolava as províncias do Pará e da Bahia; remetendo cópia da segunda conferencia que havia tido com o Barão de Butenval [Charles His de Butenval]; acusando o recebimento da circular sobre a epidemia no Rio de Janeiro; envio de cópias de protocolos de conferências realizadas; sua ida a Itália e acusando o recebimento de dois exemplares da fala do Imperador D. Pedro II ao abrir a 4ª seção da nova Legislatura na Assembleia Geral Legislativa do Império.
Alvará concedendo 3 meses de licença a Paulino José Soares de Sousa Filho, assinado por [Visconde do Rio Branco] José Maria da Silva Paranhos.
Anotação sobre avisos referentes à indenização das despesas feitas com o conserto do vapor peruano Ulcayali.
Anotações de consultas ao Conselho de Estado relativo à eleição de senadores pelo Poder Moderador.
Anotações de Paulino José Soares de Sousa, sobre questões de possessões de Portugal com a França em terras brasileiras, que podem ser encontradas na obra “História do Brasil de H. Handelman” [Gottfried Heinrich Handelmann], nas páginas 37 e 38; anotações sobre algumas sessões de Senado e o que fora discutido nelas
Anotações diversas e rasuradas sobre o direito administrativo e explanação sobre a questão dos direitos na Declaração de 1789 e a Constituição de 1791 da Revolução Francesa
Anotações diversas para artigo sobre os motivos legais que gostaria de ver em título preliminar não nomeado.
Anotações do Visconde do Uruguai sobre o 6° capítulo de uma crônica de Bento da Fonseca, padre, tratando da descrição das terras do Cabo do Norte, e da verdadeira divisão dos domínios de Portugal e França e intitulado “Maranhão conquista a Jesus Cristo e à Coroa de Portugal” pelos religiosos da Companhia de Jesus”, de 1757
Anotações e registros diversos sobre tomos e páginas referentes às sessões ordinárias e extraordinárias, indicando a presença de deputados; encaminhamento de requerimento sobre a Sociedade Filantrópica de São Paulo; projetos de governo não especificados; relatórios não especificados; convocação de suplente não nomeado; impossibilidade de empregados públicos serem membros dos Conselhos Gerais, presidências e câmaras; sobre a presidência da província do Rio de Janeiro; projeto de recrutamento; parecer da Câmara Eclesiástica sobre o matrimônio; projeto de extinção da escravidão; discussão sobre lei do tesouro
Anotações pessoais de José Antônio Soares de Sousa, neto do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa], à caneta, sobre o ano de 1856.
Anotações pessoais do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa].
Anotações referentes à linha de limites entre a província do Rio Grande do Sul, a República Oriental [Uruguai] e a Argentina.
Anotações sem autoria sobre a construção de um edifício que serviria de modelo de escola de instituição primária e sobre habilitação de bacharel.
Anotações sem autoria sobre a construção de um edifício que serviria de modelo de escola de instituição primária e sobre habilitação de bacharel.
Apontamento do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa] sobre a arrecadação da Fazenda com os assuntos de alfândega, mesas do consulado, recebedorias, mesas de renda e coletorias.
Apontamento do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa] sobre a Marinha, no que diz respeito à administração, fiscalização e assuntos diversos do Conselho de Administração da mesma.
Apontamento do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa] sobre as Escolas Militares, contando sua formação, os cursos que ensinava, suas sete reformas, avisos e decretos que diziam a respeito dessas escolas.
Apontamento do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa] sobre estradas de ferro, navegação a vapor, privilégios, empresas, meios de transporte, companhias de seguro, mineração, pesca, produtos químicos, privilégios e melhoramentos para o café e açúcar, obra, limpeza e fábricas.
Apontamento do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa] sobre invasões no executivo, avisos, apontamentos, legislação sobre eleições, reintegração e licenças
Apontamento do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa] sobre o arquivo militar, sua criação, qual devia ser sua função e a não atenção a esse estabelecimento, bem como os avisos, resoluções e decretos relacionados ao mesmo.
Apontamento do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa] sobre os assuntos diversos relativos à Fazenda, bancos, Casa da Moeda, Casa de Amortização, Caixa Econômica e créditos.
Apontamento do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa] sobre os ofícios de Justiça e de como devia agir a legislação quanto a esse órgão.
Apontamento relativo à concessão de terras nas províncias do Rio Grande do Sul e Paraná, fronteira com a República Argentina para colonização.
Apontamento, sem autoria, sobre a legislação criminal Argentina
Apontamentos de Paulino José Soares de Sousa [Ministro e Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros] sobre a relação do Brasil com as repúblicas do Rio da Prata; tratando dos direitos de importação daquela região e do Brasil.
Apontamentos de [Paulino José Soares de Sousa], sobre um projeto de Lei das Câmaras Municipais de 1826,08,31 dividido em cinco títulos: eleição das câmaras, funções municipais, posturas policiais, aplicação das rendas e dos juízes, do procurador, tesoureiro e escrivão das câmaras e outros oficiais.
Apontamentos do Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa] que serviram como lembretes para a construção de algumas obras ou para pesquisa, além de avisos destacados.
Apontamentos referentes à institucionalização do casamento civil contendo nove artigos decretados pela Assembleia Geral Legislativa
Apresentações e questões do Bispo de Pernambuco sobre o parecer da sessão de Justiça e a apresentação do padre Manuel José de Oliveira Rego e do Bispo de Mariana sobre consulta do Conselho de Estado Pleno com resolução de 28 de julho de 1857.
arta de Joaquim Pedro de Melo ao Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa], pedindo que olhe para a situação política de província desconhecida
Artigos assinados por Honório Hermeto Carneiro Leão e Diógenes José Urquiza adicionados ao convênio firmado com a República do Paraguai em 21 de novembro de 1851
Ata da Sessão Extraordinária da Mesa e Junta da Santa Casa de Misericórdia, convocando os benfeitores para a solenidade de distribuição das medalhas comemorativas do Asilo da Misericórdia e oblação.
Ata (excerto) da Mesa e Junta da Santa Casa de Misericórdia, feita por Paulino José Soares de Sousa Filho, provedor, contendo o resumo da exposição, falando sobre os serviços, pela mesma instituição, na revolta de 6 de setembro de 1893. (Cópia posterior).
Atestado expedido por Inocêncio de Siqueira da Veiga, [secretário da Junta da Real Fazenda da Universidade de Coimbra], confirmando que Paulino José Soares de Sousa, não havia servido no exército ao lado dos rebelados do Porto
Autorização concedida por Paulino José Soares de Sousa, presidente da província do Rio de Janeiro, à Câmara Municipal da Vila de São João do Príncipe para alugar uma casa que seria paga pelos cofres provinciais.
Autorização concedida por Paulino José Soares de Sousa, presidente da província do Rio de Janeiro, à Câmara Municipal da Vila de São João do Príncipe para alugar uma casa que seria paga pelos cofres provinciais.
Autorização de Paulino José Soares de Sousa, presidente da província do Rio de Janeiro, nomeando João Lourenço Dias Guimarães para os trabalhos em uma obra, uma vez que o mesmo havia prestado um bom serviço na construção de uma ponte sobre o rio Paraíba.
Aviso de Eusébio de Queirós Coutinho Matoso Câmara [Ministro da Justiça] a [José Ildefonso de Sousa Ramos] presidente da província de Minas Gerais sobre a resposta do Imperador D. Pedro II quanto aos postos vitalícios da guarda nacional que fora promulgada pelo antecessor do presidente da referida província; informando que o Imperador havia ordenado a suspensão da lei.
Aviso de José Antônio da Silva Maia [Ministro do Império] a [Caetano Silvestre da Silva] presidente da província de Alagoas, divulgando as leis da Assembleia do Rio de Janeiro, aprovadas em seção do Conselho do Estado.
Aviso de José Pedro Dias de Carvalho [Ministro da Fazenda] que deveria servir de modelo a todas as províncias concernentes às leis provinciais, informando sobre a decisão do Imperador D. Pedro II quanto ao assunto.
Aviso de Manoel Antônio Galvão [Ministro do Império] ao [Bernardo de Sousa Franco] Presidente da província do Pará, no qual o [Pedro de Araújo Lima], regente, afirmava que as assembleias provinciais, por não serem um “poder público”, não poderiam se recusarem a prestar as informações que lhe fossem requisitadas
Aviso do Ministério da Fazenda, relativo à Seção da Fazenda do Conselho de Estado
Aviso do Visconde de Caravelas, Manoel Alves Branco, Ministro da Fazenda, no qual o Imperador D. Pedro II, concordava com a proposta da Lei Municipal, onde os oficiais de ofícios mecânicos que não fossem cidadãos brasileiro, tivessem uma licença para terem abertas suas lojas e tendas em virtude de um tratado com a França; sobre a Lei de 31 de outubro sobre a receita das câmaras municipais.
Aviso do [Visconde de Macaé] José Carlos Pereira de Almeida Torres [Ministro do Império] a [João José de Moura Magalhães], Presidente da província do Maranhão, apresentando duas soluções do Imperador D. Pedro II, para o impasse relativo à promulgação do projeto de Lei da Assembleia da província do Maranhão.
Aviso reservado de Manoel Felizardo de Sousa e Melo ao conde de Caxias [Luís Alves de Lima e Silva], determinando a maneira como seus exércitos deveriam comportar-se na batalha entre [Justo José] Urquiza e o General [Manuel Ceferino] Oribe [y Viana]
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], informando que teria lido a carta de Marquês, não nomeado, mas não lembrava o conteúdo.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], informando que teria lido a carta de Marquês, não nomeado, mas não lembrava o conteúdo.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], requisitando cópias de livro de ofícios que presidentes de província haviam dirigido a Paulino comentando o estado de suas províncias.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], requisitando cópias de livro de ofícios que presidentes de província haviam dirigido a Paulino comentando o estado de suas províncias.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre a obra “De la Restauration de la Societé Française”.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre a obra “De la Restauration de la Societé Française”.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre as cartas que teriam sido enviadas, por engano, para a princesa de Joinville [D. Francisca Carolina] e eram para outras pessoas.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre as cartas que teriam sido enviadas, por engano, para a princesa de Joinville [D. Francisca Carolina] e eram para outras pessoas.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre ausência na cidade por doença de príncipe não nomeado e sobre os ofícios enviados.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre ausência na cidade por doença de príncipe não nomeado e sobre os ofícios enviados.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre curiosidade quanto ao envio de carta não nomeada.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre curiosidade quanto ao envio de carta não nomeada.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre navegação do rio Amazonas.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre navegação do rio Amazonas.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre publicação de artigo não nomeado.
Bilhete do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre publicação de artigo não nomeado.
Bilhetes de d. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa Filho informando que receberia a deputação da Câmara dos Deputados para a sanção da lei de orçamento no Palácio da Cidade e que tinha que examinar as publicações de compêndios sobre escolas primárias vindos da Europa; informa que receberia as respostas à Fala do trono no dia seguinte; resposta às questões sobre ministérios e ministros; acusando que receberia a deputação do Senado no dia seguinte; aprova plano para escola municipal da freguesia de Santo Antônio.
Bilhetes de D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa Filho [Ministro do Império] sobre o princípio de comercio de bens estabelecidos; para que entregasse algo no Palácio da cidade; para que recebesse a deputação do Senado; sobre abertura de concurso para a cadeira de inglês do Colégio São Paulo; sobre retoques em colégio na Bahia; reflexões sobre a situação das províncias do norte; sobre visita de Philipe, filho de seu irmão.
Bilhetes de D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa Filho [Ministro do Império] sobre reflexões quanto à historia da idade média; informando que estaria com sua filha Leopoldina e que as pessoas se apresentassem na casa de seu genro; sobre o pedido de demissão de José Manoel Fonseca Junior; para que fosse vê-lo antes de ir à Câmara; sobre proposta para o Ceará.
Bilhetes de D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa Filho [Ministro do Império], informando sobre visita ao hospital de Jurujuba; aprovando gastos propostos pelo Dr. Roge; projeto para o Colégio Pedro II; obrigatoriedade e dependências de disciplinas do curso do Colégio Pedro II; presença de doentes com febre amarela no hospital de Jurujuba; acusa envio de decreto.
Bilhetes de D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa Filho [Ministro do Império], pedindo para lhe informar que exames gerais deveriam ser feitos no dia seguinte; sobre a escola de Santo Antônio; pedindo que recebesse as deputações em seu lugar porque teria que ir ao Te-Deum na [Igreja de] Santa Cruz dos Militares e pegar o trem para São Pedro com sua família; acusa chegada da informação da morte do duque de Berry, irmão da Imperatriz [Tereza Cristina]; reflexões sobre processo de eleição; informa ter lido no periódico Diário que lhe enviariam uma subscrição de estatuto; anotações sobre a Academia de Belas Artes com provimento de desenho, organização de aula de gravuras na Casa da Moeda, abertura de rua até o Largo da Constituição e pedindo por Vitor Meireles.
Bilhetes de D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa Filho [Ministro do Império], pedindo recomendação; sobre noticias recebidas; aulas de latim e inglês; dando noticia sobre Lopes Neto; pedindo que recebesse a deputação da Assembleia Provincial do Rio de Janeiro
Bilhetes de D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa Filho [Ministro do Império], sobre dificuldade dos alunos do 3º ano de aprenderem a língua portuguesa; eleições municipais de Mariana; acréscimo do ensino de geologia e botânica; escolha de compendio escolar; início do ano escolar; pedindo o número de entradas do Hospital de Jurujuba
Bilhetes de d. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa Filho sobre despacho, publicado pelo ministério da Guerra, informando que o marquês de São Vicente, [José Antônio Pimenta Bueno], havia se entendido com o visconde de Itaboraí, [Joaquim José Rodrigues Torres], para a existência de uma prorrogação que permitiria a organização do novo ministério; acusando que receberia a deputação dali a dois dias; informa que receberia deputação e encontraria o visconde de São Vicente [José Antônio Pimenta Bueno].
Bilhetes de D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa Filho sobre reflexão não nomeada; eleições na Bahia; sobre Lopes Neto; cartas enviadas em janeiro; correspondência de [Manoel Araújo] Porto Alegre publicada no periódico Mercantil.
Bilhetes de D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa [Ministro do Império] acusando o envio de papeis sobre incidente em Porto Alegre; de papeis referentes à manifestação de funeral; colação de grau de bacharel em letras do colégio Pedro II; envio de papeis e telegramas; envio de petição a Antão informando que receberia as deputações no dia seguinte; informando ter lido as comunicações; acusando o envio de orçamento e corrigindo o nome da guerra de “Guerra com o Paraguai” para “Guerra no Paraguai”.
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa, informando que a relação das estâncias brasileiras se encontravam em diversos departamentos do Estado Oriental, mas que a encaminharia junto aos ofícios de Lisboa; informando que os construtores pagariam os prejuízos dos vapores orientais, encaminhando cartas e pedindo notícias do Rio da Prata; pedindo para facilitar a passagem de [Justo José] Urquiza; reclamando da participação de inspetor de Arsenal em ocasião com vapor o que denotava o serviço ordinário que vinha sendo dado à questão da organização de navios para o tráfico, assunto que deveria receber atenção do governo; dando noticias sobre a retirada do [Duque de] Palmela [Pedro de Sousa Holstein]; encaminhando cartas ao príncipe de Joinville [Francisco Fernando Felipe Luís Maria de Orleans] e à princesa de Joinville [D. Francisca Carolina], pedindo notícias do Tratado de Aliança e que não consta nada sobre presos nos ofícios do Rio da Prata
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], informando que encaminhava um requerimento de Fructuoso [Rivera].
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa, informando sobre a publicação de decretos no Jornal do Comércio, dizendo que aguardava dois decretos; pedindo que lhe encontrasse para tratar da saída de prisioneiros; participando que queria lhe fazer perguntas
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa, pedindo notícias sobre os negócios de Portugal e pedindo para lhe encontrar no Paço
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino José Soares de Sousa, pedindo o envio de tratados para serem aprovados; perguntando sobre as notícias de Portugal; noticiando sobre os ofícios publicados nos jornais e sobre as questões da fronteira com o Paraguai; apoiando suas ideias quanto à navegação do rio Amazonas e pedindo para não enviar os mesmos presos, mas que os demais podiam ir em qualquer dia; pedindo o envio dos folhetos em que constavam seus discurso sobre os negócios do Rio da Prata e do tráfico; informando que não acreditava na veracidade das noticias passadas pelo Sr. Folk, mas que esperava receber notícias pelo paquete de sal.
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre a convenção e a nota de 13 de maio.
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre a convenção e a nota de 13 de maio.
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre o envio de cartas por paquete não nomeado.
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre o envio de cartas por paquete não nomeado.
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre obras do Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira na Secretaria de Negócios Estrangeiros
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], sobre obras do Dr. Alexandre Rodrigues Ferreira na Secretaria de Negócios Estrangeiros
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], solicitando os nomes e números da Revolução de Setembro, assim como noticias de Portugal.
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], solicitando os nomes e números da Revolução de Setembro, assim como noticias de Portugal.
Bilhetes do Imperador D. Pedro II a Paulino [José Soares de Sousa], solicitando que mandasse, pelo ordenança, que lhe entregasse a carta de D. Pedro II e a lei de 3 de dezembro de 1841.
Breve do Papa Pio IX relativo à extensão por vinte e cinco anos das faculdades concedidas aos bispos do Brasil pelo Papa Pio VI e informação de Breve posterior de 15 de março de 1859, com modificações quanto aos bispados de Gaspar e Cuiabá.
Bula papal de Clemente XII, elevando o bispo patriarca de Portugal à cardeal
Caderno contendo extratos do jornal “Correio Mercantil” sobre a tomada de Paissandu; do “Jornal do Comércio” sobre o combate naval do Riachuelo, sobre a participação oficial dos ministros brasileiros em Buenos Aires, sobre a passagem de Mercedes e também sobre a invasão de São Borja.
Caderno de notas de Paulino José Soares de Sousa, sobre suas viagens e o tempo gasto em cada uma delas; dia e hora do nascimento de seus filhos, datas de batismo, vacinação e falecimento de uma de suas filhas.
Caderno de pareceres da seção do Conselho de Estado dos Negócios do Império referente à discussão sobre a criação de uma Lei eleitoral para a eleição do legislativo assinado pelo vereador Miranda Ribeiro.
Caderno pertencente ao [Visconde do Uruguai] Paulino José Soares de Sousa, com anotações referente a livros e seus autores, bem como apontamentos referentes ao significado de palavras da língua portuguesa.
Carta Andrés Lamas [enviado extraordinário e Ministro Plenipotenciário da República Oriental do Uruguai] a Paulino José Soares de Sousa [Ministro e secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros], comunicando estar desgostoso pelo envio de nota e informando que aguardava por conferencia que havia ficado pendente.
Carta confidencial de Paulino [José Soares de Sousa] a Rodrigo de Sousa da Silva Pontes sobre correspondência que Andrés Lamas teria enviado e que responderia a elas verbalmente; carta de Lamas a Paulino [ José Soares de Sousa] dizendo que [Manoel] Herrera [y Obes] teria boas notícias vindas de Urquiza. (Cópia posterior, Espanhol).
Carta confidencial de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes a V. A. Devoise, Encarregado de Negócios da França, protestando contra a interferência do governo Francês no conflito da República Oriental do Uruguai
Carta confidencial de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes sem destinatário partilhando planos de Buenos Aires para se apoderar de navios brasileiros
Carta confidencial de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes sem destinatário sobre a desistência das tropas francesas e inglesas de protegerem a retirada de [Manuel Ceferino] Oribe [y Viana] e das tropas argentinas e participando que esta intenção era vinculada a um medo de que as tropas de Entre Rios buscassem vingança matando os prisioneiros
Carta confidencial de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes sem destinatário sobre a indecisão política de Urquiza e o medo da província de Entre Rios de romper com [Juan Manoel de] Rosas e consequentemente o término da Confederação Argentina
Carta confidencial de Rodrigo de Sousa da Silva Pontes sem destinatário, acusando o envio de carta do General [Manuel Ceferino] Oribe [y Viana] a Fortunado Le Pedron, Almirante em que se intitulava presidente da República Oriental do Uruguai e informando as repercussões desta auto nomeação junto às demais autoridades envolvidas no conflito.
Carta da Baronesa do Rio Verde [Luísa Amélia de Lemos] ao Visconde do Uruguai [Paulino José Soares de Sousa], colocando-se à sua disposição para alugar uma casa em Águas Virtuosas, uma vez que havia tomado conhecimento que o mesmo pretendia passar uma temporada naquela região ou para fazer qualquer coisa que este lhe pedisse.