Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1522-1979 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
10 latas, dimensão textual: 1,4m. 867 documentos, 67 mapas, 27 plantas, 236 fotografias, 9 desenhos e gravuras e 3 itens outros.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Enéas Martins Filho (Belém, PA, 10/02/1902; Rio de Janeiro, RJ, 19/11/1970). Professor, jornalista e historiador. Formou-se pela faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. Participou de vários congressos sobre História, entre os quias o 2° Congresso de História Nacional, ocasião em que apresentou um trabalho sobre a Missão Santo Amaro (1931). Conhecedor de história geral, que ensinou em vários estabelecimentos de ensino, especializando-se na história das vias de comunicação do recõncavo da baía de Guanabara até o interior. Percorreu todas as antigas estradas, sobre as quais escreveu vários trabalhos. Colaborou para inpumeros periódicos. Membro da Comissão de Textos Históricos do Itamaraty, do Colégio Brasileiro de Genealogia e chefe da seção de Estudos Econômicos do Rio Light (1951-1961). Sócio efetivo e orador do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Foi distinguido pelo governo português com a comenda da Ordem do Infante D. Henrique, por ter tomado a iniciativa das comemorações cabralinas, que alcançaram grande repercussão.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Silva Martins, viúva do titular.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Fundo possui documentos do tipo: diplomas, discursos, trabalhos, conferências, artigos, entrevistas, pareceres, depoimentos, cartas, ofícios, relações, traslados, contratos, requerimentos, decretos, relatórios, petições, atestados, catálogos, inventários, notas, dados estatísticos, roteiros, cartas de sesmaria, termos de posse, recortes de jornais, periódicos. Material iconográfico. Estes tangem assuntos como a América Portuguesa, o Brasil, Botafogo, caminhos para as minas e de penetração (rio/minas), descobrimentos dos séculos XV/XVI, estradas, relações e diplomacia franco-portuguesa, história do Brasil e fluminense, a jornada do Ipiranga, o arquivo do Itamarati, a propagação de lepra, o ouro, moeda, Petrópolis (história, imperial fazenda, jornal de, obras, toponímia urbana de), Rio de Janeiro, Sesmarias.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Organizado cronologicamente.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário analítico, índices onomástico e de assuntos, catálogo sob a forma de fichário.
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
NOBRADE