Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1822-1889 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
03 latas, dimensão textual: 0,36m. 185 pastas, 659 documentos.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Francisco Moreira de Carvalho, Conde de Subaé, (Santo Amaro, BA, 13/03/1825; Salvador, BA, 16/06/1888). Bacharel em direito pela Universidade de Coimbra. Optou pela agricultura, desenvolvendo intenso trabalho no engenho Água Boa, de sua propriedade, no município natal. Inteligente e ativo, foi muito estimado por seus atos caritativos. Manteve em sua fazenda uma escola para meninos pobres da redondeza e concorreu para a educação de muitos moços que conseguiram se ordenar ou formar-se em medicina e direito. Provedor da Santa Casa da Misericórdia (Santo Amaro); presidente da Câmara Municipal de Santo Amaro durante alguns quadriênios. Comendador da Imperial Ordem de Cristo, da Imperial Ordem da Rosa e da Real Ordem da Vila Viçosa (Portugal). Barão, por decreto de 06/09/1866; barão com grandeza, por decreto de 03/04/1867; visconde com grandeza, por decreto de 25/02/1871 e conde por decreto de 16/08/1882.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação de Stela Calmon de Wanderley Pinho, em 1968.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Fundo possui documentos do tipo: cartas, bilhetes, apontamentos, recibos, certificados, circulares, procurações, cartas patentes, abaixo-assinados, orçamentos, contratos, escrituras, certidões, notas provisórias, cartas de doação, telegramas, relações, autorização, instruções, autos de arrematação, declarações, passaportes, receitas médicas, requerimento, aviso, periódico. Estes, abrangem os temas da política do Brasil e da Bahia no período, tratando dos engenhos de açúcar, da escravidão (arrematação e compra e venda de escravizados), da Guerra do Paraguai, das ordens militares (Nossa Senhora da Conceição e Comenda Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo).
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Organizado em: documentos pessoais, correspondência ativa.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário analítico, índices onomástico e de assuntos, catálogo sob a forma de fichário.
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
NOBRADE