Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1880-1938 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
03 latas, dimensão textual: 0,36m. 610 documentos e 6 itens outros.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Afonso Celso de Assis Figueiredo Júnior, conde de Afonso Celso, (Ouro Preto, MG, 31/03/1860; Rio de Janeiro, RJ, 11/07/1938). Bacharel pela Faculdade de Direito de São Paulo (1880), doutorando-se em 1881. Deputado geral pela província de Minas Gerais (1881-1889) e primeiro secretário da Câmara dos Deputados quando da proclamação da República. Acompanhou seu pai, o Visconde de Ouro Preto, no exílio. Abolicionista, revelou simpatias republicanas durante o Império, tornando-se monarquista na República e partidário da restauração. Foi professor e diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro e reitor da Universidade do Brasil. Presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1912-38), membro da Academia Brasileira de Letras (cadeira n°36) e de diversas instituições culturais, Autor, desde os 14 anos, de diversos trabalhos jurídicos e literários (romances e poesias), tendo colaborado para diversos jornais e revistas, entre eles a República, a Tribuna Liberal, a Gazeta de Sorocaba, o Jornal do Brasil e El Plata (Buenos Aires). Conde por decreto do Papa Pio X (1905).
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação da família em 1938.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Fundo possui documentos do tipo: cartas, diplomas, ofícios, curriculum vitae, abaixo-assinados, passaportes, licença de residência, salvos-condutos, diploma do título de conde conferido pelo Papa Pio X, telegramas, decretos, minutas, certidão, artigos, circulares, certificados, cartões, carteira de congressista, recibos, recortes de jornal, relação, discursos, parecer, relatórios, hinos, contratos, programa, ordem do dia, instruções, proposta, regulamento, versos. Material iconográfico. Estes, abrangem temas de assistência social, ciências históricas e ensino de história, esperanto, também trata dos círculos e sociedades de estudos, ademais, trata dos Voluntários da Pátria e do Partido Liberal.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
Organizado em: documentos pessoais, títulos e nomeações; correspondência ativa, correspondência passiva, produção intelectual, documentos de terceiros, diversos, recortes de jornais e impressos.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Inventário analítico, índices onomástico e de assuntos, catálogo sob a forma de fichário.