Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1844-1942 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
05 latas.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
Clóvis Beviláqua (Viçosa, CE, 4/10/1859; Rio de Janeiro, RJ, 26/07/1944). Fez os estudos secundários no Ceará e Rio de Janeiro; formado pela Faculdade de Direito de Recife (1882), da qual foi bibliotecário (1884) e catedrático de filosofia (1889). Com o advento da República, foi convidado para secretário e cavalheiro do primeiro presidente do Piauí. Eleito deputado à Assembleia Constituinte do Ceará, colaborou na Constituição do Estado. Renunciando ao mandato, voltou a ocupar, na Faculdade de Direito de Recife, a cadeira de legislação comparada (1891). Membro-fundador da Academia Brasileira de Letras (1897). Encarregado pelo governo Campos Sales de redigir o autoprojeto do código civil brasileiro (1899). Consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores (1906-1934). Membro da Corte Permanente de Arbitragem de Haia (1907); um dos encarregados de redigir o projeto da Corte Permanente de Justiça Institucional (1920). Colaborou em inúmeros periódicos e jornais. Rica é sua bibliografia, notadamente as obras de direitos, em seus vários ramos. Presidente honorário do Instituto da Ordem dos Advogados (seção Rio de Janeiro); sócio correspondente do Instituto Hisórico e Geográfico Brasileiro (1906) e membro de várias outras instituições culturais nacionais e estrangeiras.
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação do gov. Antônio de Paduá Chagas Freitas.
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O Fundo possui documentos do tipo: cartas, pareceres, folhetos, diplomas, acordos e tratados, minutas, inventários, heranças. Estes abordam assuntos principalmente de natureza jurídica e das relações internacionais (nacionalidade, casamento com estrangeiros, neutralidade e tratados) por sua carreira como consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores, membro da Corte Permanente de Justiça Internacional e da Corte de Arbitragem.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sistema de arranjo
O Fundo está organizado em: correspondência ativa, correspondência passiva, correspondência de terceiros, pareceres, acordos e tratados, diploma, folheto, pessoal, produção intelectual, recorte de jornais.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Índice onomástico, inventário sumário e Relação dos Pareceres e Minutas do Arquivo Clívis Bevilaqua publicados na Coleção Brasil 500 anos.
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
NOBRADE