Área de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 1864-1879 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
03 latas, dimensão textual de 0,36m: Lata 312, 60 pastas, 137 documentos; Lata 313, 62 pastas, 224 documentos; Lata 314, 17 pastas, 69 documentos. Total de 139 pastas e aproximadamente 434 documentos.
Área de contextualização
Nome do produtor
Biografia
João Lustosa da Cunha Paranaguá, marquês de Paranaguá (2°) (Paranaguá, PI, 21/08/1821; Rio de Janeiro, RJ, 09/02/1912). Bacharel em direito pela faculdade de Olinda (1846). Fez parte de sua educação literária na Bahia, onde casou-se (1847) e foi eleito várias vezes deputado à assembleia provincial. Eleito deputado geral em várias legislaturas pelo Piauí e senador (1864). Presidiu as províncias do Maranhão (1858), Pernambuco (1865) e Bahia (1881). Ocupou diversos cargos na magistratura como os de juiz de direito (Piauí e Rio de Janeiro) e juiz de órfãos da corte. Ministro da Justiça (1859 e 1866); da Guerra (1866 e 1879), tendo sido com Ouro Preto, um dos organizadores da vitória no Paraguai (batalha de Tuiuti - 1866); de Estrangeiros: (1867 - interino) e (1885); da Fazenda (1882). Veador da casa imperial. Dignitário da ordem da Rosa e comendador da ordem romana de S. Gregório Magno. Depois de proclamada a república, retirou-se da política e presidiu, nos últimos anos de sua existência, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a Sociedade de Geografia do Rio de Janeiro. Marquês, por decreto de 13.06.1888
Entidade custodiadora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Doação do Conde de Paranaguá, José Lustosa da Cunha Paranaguá, filho do titular. 27/12/1924
Área de conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Os documentos referem-se ao período de 1864 a 1879 na trajetória do Marquês de Paranaguá (2°), passando pelos seus múltiplos cargos políticos e legislaturas bem como os eventos da Guerra do Paraguai, e o envolvimento político do mesmo com esta, a partir da criação dos corpos dos Voluntários da Pátria. O Fundo possui documentos de tipo: ofícios, cartas, instruções, avisos, informações, bilhetes, relatórios. Os documentos tratam de diversos assuntos, como: política extena brasileira, política interna argentina, expedição e cerco do Chaco, questão da cólera no exército e na Guerra do Paraguai, comendo de tropas, ataque a Curupaiti, defeza e tomada de Curuzu, utilização de escravizados na Guerra do Paraguai, exército brasileiro, fronteiras do território nacional, fronteira das missões, negociações de paz, política interna do Rio da Prata, sistema militar brasileiro, política interna do Uruguai.
Avaliação, seleção e eliminação
Incorporações
Sem incorporações previstas.
Sistema de arranjo
Organizado cronologicamente.
Área de condições de acesso e uso
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Sistema de escrita do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Listagens, índices onomástico e de assuntos, catálogo sob a forma de fichário.
O upload do instrumento de pesquisa foi concluído
Área de materiais associados
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Área de notas
Nota
Parte do arquivo está no Arquivo Histórico do Museu Imperial. O decreto de nomeação para ministro dos Negócios Estrangeiros, escritos oficiais e discursos parlamentares no Arquivo Histórico do Itamaraty.
Identificador(es) alternativos
Pontos de acesso
Pontos de acesso de assunto
Pontos de acesso local
Ponto de acesso nome
Pontos de acesso de gênero
Área de controle da descrição
Identificador da descrição
Identificador da entidade custodiadora
Regras ou convenções utilizadas
NOBRADE
Estado atual
Nível de detalhamento
Datas de criação, revisão, eliminação
9/25/2024 (Revisão)